Sem vacinação em massa, confiança dos comerciantes cai novamente

A confiança dos comerciantes caiu outra vez.  Segundo os dados do Icec – Índice de Confiança do Empresário do Comércio, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Roraima a confiança caiu pela terceira vez, chegando a 105,9 pontos em março deste ano.

De acordo com o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “em relação a fevereiro houve uma queda de 6,9%. Isso representa a terceira redução seguida na confiança dos empresários roraimenses. Outra queda significante apresentada em março foi referente as condições atuais da empresa, que apresentou uma retração de 12,3%, sendo também a terceira queda seguida”.

O estudo da CNC mostra ainda que a  expectativa para contratação de funcionários foi um dos índices que caiu em março, com uma redução de 6,0%. A variação reflete as dificuldades motivadas pela demora na imunização da população, no pagamento dos benefícios sociais e por conta de a economia ainda não entrar numa fase de decolagem.

“A implementação de medidas restritivas e indefinições sobre o novo auxílio emergencial respondem por essa desconfiança do setor. A dependência do varejo presencial ainda é grande, apesar dos avanços na digitalização. Esperamos que haja uma agilidade em relação à vacinação, que é o mais urgente no momento. Mas precisamos também de salvaguardas econômicas e sociais”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Acesse a análise e os gráficos da pesquisa Icec/Março