Confiança dos empresários do comércio cresce pelo segundo mês seguido

Artigo Técnico 037/2020 de 21 de setembro de 2020

Confiança dos empresários do comércio cresce pelo segundo mês seguido

Estudo feito pela Fecomércio-RR com base nos dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que em setembro o indicador atingiu valor de 88,2 pontos.

Gráfico 1 – Confiança do empresário do comércio – Roraima.

Fonte: ICEC/CNC; Elaboração: Fecomércio-RR

O índice varia entre 0 a 200 pontos, sendo que valores acima de 100 pontos demonstra otimismo dos empresários do comércio, enquanto valores abaixo de 100 pontos demostram pessimismo.

Comparando com o mês de agosto, houve um aumento na confiança do empresariado do comércio de 12,5%, sendo este o segundo aumento seguido, contudo, permanecendo abaixo do nível de indiferença (100 pontos), o que demonstra que os empresários ainda estão pessimistas. Na comparação com o mesmo período de 2019 houve uma queda de 32,8%.

Praticamente todos índices que compões o ICEC apresentaram elevações na comparação com o mês anterior, com destaque para os que compõem o subitem de condição atual do empresário do comércio, que cresceu em média 40%. Apesar disso, o índice continua abaixo do nível de indiferença, o que mostra ainda um certo grau de pessimismo por parte dos empresários locais.

Tabela 1 – Índice de confiança do empresário do comércio – setembro/2020

ÍndiceValor%Confiança
Confiança do empresário do comércio88,212,5%Pessimista
Condição atual do empresário do comércio60,140,0%Pessimista
Condição atual da economia47,665,9%Pessimista
Condição atual do setor (comércio)65,235,8%Pessimista
Condição atual da empresa67,429,9%Pessimista
Expectativa do empresário do comércio120,3-0,1%Otimista
Expectativa para economia brasileira108,3-2,7%Otimista
Expectativa para o setor (comércio)122,51,6%Otimista
Expectativa para empresa130,10,5%Otimista
Investimento do empresário do comércio84,417,5%Pessimista
Expectativa para contratação de funcionário85,112,7%Pessimista
Nível de investimento da empresa78,521,7%Pessimista
Situação atual do estoque89,618,8%Pessimista

Fonte: CNC

A única retração apresentada em setembro foi a referente a expectativa para economia brasileira, que diminuiu 2,7%, contudo, ficando ainda acima dos 100 pontos, que mostra uma confiança em relação ao futuro da economia brasileira, do setor de comércio e da própria empresa do comerciário.

Em relação aos investimentos, apesar do crescimento médio 17,5%, todos os subitens que o compõem ainda estão abaixo do nível de indiferença, o que sinaliza que não devemos ter, pelo menos a curto prazo, um aumento significativo no quadro de funcionários e no nível de investimento dos comerciários.