Vendas no comércio apresentam crescimento

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no mês de julho o comércio varejista ampliado apresentou um crescimento de 10%, na comparação com o mesmo período do ano passado, superando em parte, as perdas registradas entre março e maio.

Com relação aos empregos, segundo o economista Fábio Martinez, “a análise feita pela Fecomércio-RR, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, mostrou que no mês de julho deste ano o comércio de Roraima criou 120 postos de trabalho com carteira assinada, e o setor de serviços, que também engloba o turismo, criou outros 50 novos empregos formais”.

No setor de serviço, por outro lado, o saldo do acumulado do ano voltou a ficar positivo, apresentando resultado de 148 postos. No período mais crítico da crise, este setor chegou a perder 474 postos de trabalho.

Apesar da queda nestes dois meses, no acumulado do ano já foram constituídas 3.846 novas empresas em Roraima, 9,1% a mais, do que no mesmo período do ano passado, o que mais uma vez, sinaliza uma projeção de melhora na economia local.

“A tendência de gradual reabertura da economia e a extensão, ainda que parcial, do auxílio emergencial deverão levar o comércio a fechar o ano com perdas menos acentuadas daqui para a frente”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltando que “a velocidade de recuperação do setor dependerá da capacidade regenerativa do mercado de trabalho e do resgate no nível de confiança dos consumidores até o fim de 2020”.