O comércio e o setor de serviços de Roraima já sinalizam melhoras.

Artigo Técnico 031/2020 de 11 de setembro de 2020

O comércio e o setor de serviços de Roraima já sinalizam melhoras.

Análise feita pela Fecomércio-RR com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, mostram que no mês de julho deste ano o Comércio de Roraima criou 120 postos de trabalho com carteira assinada, e o setor de serviços, que também engloba o turismo, criou outros 50 novos empregos formais.

Gráfico 1 – Saldo de empregos formais do Comércio e Serviços de Roraima (com ajuste).

Fonte: CAGED, Ministério da Economia; Elaboração: Fecomércio-RR

Mesmo com o crescimento apresentado nos meses de junho e julho, no acumulado do ano o Comércio continua apresentando resultado negativo, com saldo de -361 postos de trabalho, não recuperando as perdas apresentadas no período de março a maio, quando foram extintos 753 empregos.

No setor de serviço, por outro lado, o saldo do acumulado do ano voltou a ficar positivo, apresentando resultado de 148 postos. No período mais crítico da crise, este setor chegou a perder 474 postos de trabalho.

Em relação ao volume de vendas, que mede a variação no número de vendas realizadas nos estabelecimentos comerciais, os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no mês de julho o comercio varejista ampliado apresentou um crescimento de 10%, na comparação com o mesmo período do ano passado, superando em parte, as perdas registradas entre março e maio.

Gráfico 2 – Variação no volume de vendas do comércio varejista ampliado e nos serviços, em relação ao mesmo período do ano passado em Roraima – 2020.

Fonte: PMC e PMS, IBGE; Elaboração: Fecomércio-RR

O setor de serviços ainda não voltou a apresentar resultados melhores do que no ano passado, pelo que mostra a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) também do IBGE, contudo, observa-se uma inversão na trajetória de quedas, que apresentou seu ponto mais baixo no mês de maio, quando caiu 26,4%.

No acumulado do ano o setor de serviços acumula uma perda de 12,7%, na comparação com o mesmo período de 2019, enquanto no comércio a redução é bem menor, retraindo apenas 0,9%.

Esse quadro mais crítico apresentado principalmente durante os meses de abril e maio, também influenciou negativamente na abertura de novas empresas, segundo dados da Junta Comercial de Roraima, nestes meses houve uma redução respectivamente de 8,1% e 33,8% na constituição de novas empresas, comparando com o mesmo período do ano passado.

Gráfico 3 – Variação na constituição de novas empresas em Roraima, em relação ao mesmo período do ano passado – 2020.

Fonte: Junta Comercial de Roraima; Elaboração: Fecomércio-RR

Apesar da queda nestes dois meses, no acumulado do ano já foram constituídas 3.846 novas empresas em Roraima, 9,1% a mais, do que no mesmo período do ano passado, o que mais uma vez, sinaliza uma projeção de melhora na economia local.