Intenção de consumo das famílias atinge o menor nível da história, indica CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acumulou a quarta retração mensal consecutiva em julho (-4%), atingindo o menor nível desde o início da realização da pesquisa, em janeiro de 2010 (66,1 pontos). No comparativo anual, o indicador também registrou o quarto recuo seguido (-26,4%). O índice está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, assim como os comerciantes, os consumidores ainda sentem os efeitos da pandemia do novo coronavírus, que obrigou muitos estabelecimentos a fechar as portas. Ele alerta que, “em um momento de contenção da renda, aumenta-se o risco de inadimplência das famílias. Esse efeito restringiu o mercado financeiro”, afirma Tadros, chamando a atenção para a necessidade de medidas mais efetivas que deem fôlego tanto para as empresas como para os consumidores.

Em Roraima, a pesquisa da CNC mostra que no mês de julho o índice de intenção consumo das famílias roraimenses é de 88,0 pontos, o menor resultado desde dezembro de 2018. Pelo terceiro mês seguido todos os índices que compõem o ICF apresentaram queda na comparação com o mês anterior, com destaque a retração registrada no indicador de momento para comprar bens duráveis, que caiu 10,78%; além deste o compras a prazo, com queda de 9,66%; nível de consumo atual, com queda de 7.85%; e a perspectiva profissional, com retração de 5,91%, tiveram quedas acima da média.

Segundo o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez. “o índice referente a perspectiva de consumo, apesar de ter apresentado uma queda de 5,63%, continua sendo a categoria com o melhor desempenho no ICF, ficando 17 pontos acima do nível de indiferença”.

A Intenção de Consumo das Famílias é composta por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.