Depois de quatro meses de alta, cai o número de famílias endividadas em Roraima

Artigo Técnico 030/2020 de 28 de julho de 2020

Depois de quatro meses de alta, cai o número de famílias endividadas em Roraima

Análise feita pela Fecomércio-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que neste mês de julho 61,8% das famílias roraimenses estavam endividadas.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Comparando com o mês anterior, o número de pessoas endividadas caiu 3,4% quebrando assim uma sequência de quatro meses seguidos de aumento. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi ainda maior, tendo uma redução de 12,5%.

Em números absolutos existem 57,6 mil famílias endividadas em Roraima, 2 mil famílias a menos do que em junho. As dívidas destas famílias se estendem, média, por 7 meses, e comprometem 29,5% de seus rendimentos.

Em relação aos tipos de dívidas mais comuns, os gastos com cartão de crédito, com 45,2% e carnês de lojas, com 41,8%, destacam-se dentre os principais tipos de endividamento. Além destes dois, que normalmente apresentam taxas de juros mais elevados, principalmente no que diz respeito ao cartão de crédito, outras duas modalidades de créditos, figuram entre as principais dívidas, sendo o  crédito consignado, com 14,6%, que geralmente apresenta uma das menores taxas de juros do mercado; e o financiamento de casa, com 13,3%, que denota que mais famílias estão investindo para comprar sua casa própria, em virtude das baixa histórica na taxa SELIC.

Também houve queda no número de famílias inadimplentes, ou seja, aquelas que tem alguma conta atrasada, que ficou em 34,1% em julho, retraindo 2,0% na comparação junho. Ao todo existem cerca de 31,7 mil famílias inadimplentes em Roraima.

Gráfico 2 – Percentual de famílias com contas em atraso e as que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O percentual de famílias que não terão condições de pagar nenhuma de suas dívidas ficou estável no mês de julho em 10,3%. Apesar da estabilidade, o valor percentual continua sendo o mais alto em toda a série histórica

Gráfico 3 – Total de famílias endividadas, inadimplentes e sem condições de pagar suas dívidas em Roraima- 2020

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ