Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo quarto mês seguido

Artigo Técnico 029/2020 de 22 de julho de 2020

Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo quarto mês seguido

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que neste mês de julho o índice de intenção consumo das famílias roraimenses é de 88,0 pontos, menor resultado desde dezembro de 2018.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice apresentou queda de 6,3%, continuando abaixo do nível de indiferença de 100 pontos. E em relação ao mesmo período do ano passado a queda foi de 12,4%.

Pelo terceiro mês seguido todos os índices que compõem o ICF apresentaram queda na comparação com o mês anterior, com destaque a retração registrada no indicador de momento para comprar bens duráveis, que caiu 10,78%; além deste o compras a prazo, com queda de 9,66%; nível de consumo atual, com queda de 7.85%; e a perspectiva profissional, com retração de 5,91%, tiveram quedas acima da média do ICF

Gráfico 2 – ICF de Roraima por índice

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O índice referente a perspectiva de consumo, apesar de ter apresentado uma queda de 5,63%, continua sendo a categoria com o melhor desempenho no ICF, ficando 17 pontos acima do nível de indiferença.

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.