Responsabilidade de todos na reabertura do comércio em Boa Vista

O presidente do Sistema Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, orienta empresários e consumidores a adotarem as medidas de segurança na reabertura do comércio em Boa Vista. A ideia é a retomada da economia de forma segura e seguindo todas as orientações e o protocolo das autoridades de saúde, para evitar a proliferação da Covid-19.

“Nós vivemos o momento do isolamento e distanciamento social e agora chegou a hora da responsabilidade social. É importante a conscientização de todos, pois sabemos que esse momento é de atenção e cuidados redobrados”, declarou Ademir dos Santos.

A reabertura do comércio na capital de Roraima foi autorizada pela Prefeitura de Boa Vista, por meio do Decreto Nº 73/E, publicado no dia 16 de julho de 2020, considerando a redução do número de contágios e das ações de controle da covid-19.

“É importante respeitar o distanciamento social, evitar aglomerações, usar a máscara e álcool em gel. Com atenção e respeito às normas de segurança sanitária, podemos reduzir o contágio e retomar as atividades de forma segura. Precisamos do compromisso e responsabilidade de todos para garantir um comércio saudável, pois se não houver um acompanhamento sério por parte do setor, o comércio vai voltar a fechar e não é isso que queremos”, finalizou o presidente do Sistema Fecomércio/RR.

Na primeira fase reabrem:

- Comércio varejista;
- Atividades de prestação de serviços em geral;
- Clínicas e consultórios médicos/odontológicos;
- Shoppings, centros comerciais e galerias, sem o funcionamento de brinquedotecas, praças de alimentação, cinemas, teatros, auditórios e academias;
- Estabelecimentos de higiene pessoal (cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicure, podólogo e clínicas de estéticas);
- Mercados públicos;
- Templos, igrejas e demais instituições religiosas;
- Vendedores ambulantes com entrega imediata de produto/alimentos, sem que haja consumo no local.

Bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação devem continuar com entrega em domicílio, pronta entrega em veículos (delivery) e retirada do produto no local (drive-trhu).

Todos os estabelecimentos devem seguir as instruções normativas da Vigilância Sanitária e demais regulamentação.  O Sistema Fecomércio/RR preparou um manual para orientar empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismos que está disponível no site da Federação http://fecomerciorr.com.br/reabertura/