Creche do Sistema Fecomércio-RR completa cinco anos de funcionamento em Boa Vista

No dia 5 de dezembro, a creche Carlos Roberto da Costa, localizado no bairro Operário, administrada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento de Roraima (IFPD), que é ligado ao Sistema Fecomércio-RR, completa cinco anos de existência no estado. O nome da instituição de ensino é uma homenagem ao saudoso empresário Carlos Roberto, que era sindicalizado ao Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de Roraima), entidade ligada a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima.

De acordo com a superintendente do IFPD e diretora da creche, Maria do Socorro Galvão, a instituição de ensino foi criada com a finalidade de dar assistência aos filhos dos funcionários do comércio, que por conta das atividades, não tinham condições de deixar seus filhos menores em casa. “Muitos dos trabalhadores do comércio não tinham condições de pagar uma babá para cuidar dos seus filhos. E hoje, contamos com uma instituição de ensino que atende todos que estão ligados ao Sesc-RR, Senac-RR, Federação do Comércio e o IFPD”, destacou.

Socorro Galvão afirma que hoje a instituição de ensino atende alunos de todos os bairros de Boa Vista, desde o Raiar do Sol até o Paraviana. “Como não ocupamos todas as vagas, sempre a comunidade do Operário, e aqueles trabalhadores do comércio que atuam em bairros mais distantes e adjacentes. Graças ao trabalho transparente, com qualidade e bom atendimento, conquistamos notoriedade e hoje, temos o reconhecimento da sociedade”.

A gestora da creche explica que as crianças permanecem estudando no local até concluírem o período maternal. Depois todos entram com vaga garantida no Centro Educacional do Sesc-RR, até a conclusão do Ensino Médio.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, a creche Carlos Roberto da Costa trabalha pela qualidade do ensino e ao mesmo tempo, oferece condições para que os filhos do trabalhador do comércio, das mais diferentes classes sociais sejam agraciados com os serviços oferecidos pela instituição de ensino. “Hoje, contamos com 62 alunos, divididos nos três períodos maternais na creche. Um dos principais objetivos para a implantação dessa instituição é o de valorizar a educação desde a primeira infância para que depois concluam todo o processo do Ensino Fundamental e Médio no Centro Educacional do Sesc-RR”, informou.

Presidente da Fecomércio Roraima associa sucesso da Creche ao trabalho transparente na aplicação dos recursos destinados para sistema do comércio

Para o Presidente Ademir dos Santos, a creche Carlos Roberto da Costa é a realização de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos pela Federação. “É um diferencial há mais implantado pelo Sistema Fecomércio Roraima. A educação dessas crianças é o compromisso que temos, principalmente com a boa aplicação dos recursos e que acabam sendo até melhores do que as do sistema público. Aproveito a oportunidade para parabenizar a superintendente do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento de Roraima, Socorro Galvão pelo belo trabalho à frente da instituição de ensino”, concluiu.

A superintende do IFPD, Socorro Galvão, afirma que os trabalhos desenvolvidos na creche funcionam por meio de três projetos. “O primeiro atua na parte de valores, que correspondem em deixar de lado as fraldas e as mamadeiras, passando a manusear e colher para aprender a comer. Já o outro projeto está ligado as práticas de alimentação saudável, onde se trabalham temas como a obesidade, desnutrição e outros fatores, sempre com acompanhamento de um nutricionista. Por fim, é realizado um trabalho voltado a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, no qual, tais atividades se encerram com a Cantata de Natal, que neste ano acontece no dia 8 de dezembro”, complementa a diretora da instituição de ensino.

Mãe de aluno parabeniza o trabalho realizado pela equipe pedagógica da Creche Fecomércio

A trabalhadora do comércio Jael Débora Acácio Moura é mãe do pequeno José Antônio Acácio Santana, de três anos de idade, que estuda no maternal 3, da Creche Carlos Roberto da Costa. Ela que trabalha pela parte da manhã e cursa faculdade no horário da tarde, afirma em não se preocupar em deixar o seu filho na instituição durante o dia. “Já tive um outro filho que estudou na creche e hoje ele está matriculado na escola do Sesc-RR. Foi a melhor coisa que fiz, pois, meu filho conta com um ensino de qualidade. Lá ele aprende a ter mais independência. O aluno é estimulado a aprender e não é forçado. A creche conta com uma excelente estrutura, onde meu filho aprende, brinca, descansa, se alimenta de forma sadia, com nutricionistas e no fim da tarde volta animado para casa”, destacou.

Para o pequeno José Antônio, a instituição de ensino é a extensão do seu lar. “Lá sou bem tratado por todos. Tenho os melhores professores e aprendo tudo direitinho. Estou muito feliz em ser aluno da creche”, enfatizou.