FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Encontro Empresarial Brasil – Venezuela

O Fórum das Federações Representativas de Classes Empresariais do Estado de Roraima – composto pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER; Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima – FECOMERCIO; Federação das Associações Comerciais e Industriais de Roraima – FACIR e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima – FAERR, juntamente com a Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria do Estado de Roraima, realizaram o encontro empresarial Brasil – Venezuela, no auditório da FIER.

A abertura do Encontro contou com as presenças do representante da Fórum das Federações e presidente da Fecomércio, Ademir dos Santos, da superintendente da FIER, Almecir de Freitas Câmara, do presidente da FAERR, Jadir Corrêa; do presidente da Câmara Venezuelana Brasileira Eduardo Oestreicher, do Secretário de Planejamento do Estado de Roraima, Marcos Jorge, da secretária de Turismo do Estado de Bolivar, Eukaris Millian, do representante da embaixada da República Federativa do Brasil, Carlos Leopoldo De Oliveira, do presidente da Fedeindústria, Tomás Guerra, do presidente de Fundación Mefri, Iván Frisky.

O evento reuniu mais de 60 participantes entre presidentes e líderes sindicais, representantes do sistema indústria de Roraima, empresários industriais e comercias da Venezuela e Brasil de diversos setores de grande importância como Alimentos, Turismo, Agricultura, Pecuária, Metal Mecânica, Remédios e Saúde.

A proposta foi colocar em pauta as oportunidades de negócios tanto para Roraima quanto para Venezuela, a partir do cenário positivo de exportação e importação que, segundo o presidente da Câmara Venezuelana Brasileira, Eduardo Oestreicher, hoje, o estado de Roraima vive um momento muito positivo no setor comercial e industrial, onde é possível notar por meio da Balança Comercial que há um aumento mês a mês em relação às nossas exportações para a Venezuela, isso tem gerado emprego e renda para o estado de Roraima.

“A Balança Comercial está sendo muito favorável para o nosso estado, e como inciativa para seguirmos rumo a esse equilíbrio, iniciamos com esse encontro empresarial para que nossos empresários daqui e do país vizinho se conheçam e troquem informações, a fim de estreitamos essas relações comerciais e empresariais, e formatar novas oportunidades de negócios”, afirmou.

Durante a programação diversos produtos estiveram expostos para o público conhecer. Dentre eles, produtos do setor de alimentos e bebidas como refrigerantes e água mineral, produzidos localmente, produtos para o setor agropecuários como rações, genuinamente roraimenses, também foi possível conhecer a variedade do setor de calçados com diversos modelos de botas, coturnos e tênis, fabricados por uma empresa venezuelana.

Ainda de acordo com Eduardo um segundo encontro para o próximo mês que está sendo preparado como resultado desta inciativa. “Com esse aumento de fluxo de exportação os venezuelanos sentiram que poderiam participar desse negócio, que também tem a oferecer produtos e serviços, para que esse comércio exterior seja mão dupla, e   com isso, estamos preparando um segundo encontro, previsto para os dias 14 e 15 de novembro, em Porto Ordaz – VE.

O Secretário de Planejamento do Estado, Marcos Jorge, ratificou a importância do evento para os empresários e reafirmou o compromisso do governo em apoiar essas classes.

Para o representante do Fórum das Federações e presidente do Fecomércio, Ademir dos Santos, “o evento superou as expectativas, onde foi notório a participação e desejo de gerar novos negócios e fortalecer as classes empresariais fazendo com que ganhe o Estado e o empresariado, sem dúvida um encontro que abrirá novos horizontes e estreitará nossas relações comercias”, ressaltou.

ASCOM FIER

Facebook
Twitter
Email
Imprimir