FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Programa Ecos de Sustentabilidade será implantado de forma integrada no Sistema Fecomércio em Roraima

Mais uma vez, a preservação do meio ambiente no trabalho, por meio da sustentabilidade foi tema do treinamento do Programa Ecos, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR). O especialista técnico da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Marcelo Santos, destacou como positiva a substituição de determinados tipos de produtos considerados poluentes, que podem ocasionar a depredação da natureza, por aqueles que além de duradouros são considerados economicamente corretos.

 “É uma nova filosofia de vida que dá certo e já se tornou referência nos ambientes de trabalho. Há alguns dias estamos realizando o trabalho de treinamento. O primeiro encontro foi referente a definição do Grupo Gestor, no qual contamos com a participação de todos os envolvidos neste tipo de atividade. Depois foi a fase de capacitação, durante dois dias com as equipes do Serviço Social do Comércio (Sesc-RR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR). Já a nossa terceira atividade contou com um trabalho de diagnóstico, em que foi feito um levantamento sobre as atividades realizadas e as novas formas de aplicação do Programa Ecos, com avaliação nos impactos ambientais”, explicou.

De acordo com Alexandre, as atividades do Sistema Fecomércio Roraima podem ser amplamente adequadas ao Programa Ecos, mas para que se tenha êxito, é necessário a conscientização de todos os envolvidos. “Há condições de trabalhar a nova metodologia de trabalho voltado a sustentabilidade e principalmente com o menor impacto ambiental e com maior economia na utilização de papel, plástico, energia elétrica, entre outros meios que podem ser reduzidos no ambiente trabalhista”, declarou.

O presidente do Sistema Fecomércio Roraima, Ademir dos Santos destacou como importante a aplicação do Programa Ecos, de forma integrada nas instituições ligadas ao comércio. “Reduzir o consumo de energia elétrica, de água, de geração de resíduos de material de plástico, de papel que acabam sendo descartados no meio ambiente são as metas que queremos alcançar. Com esse treinamento, vamos começar a fazer um planejamento de sustentabilidade, utilizando melhor os recursos e reduzindo o impacto ambiental. A nossa intenção é trabalhar num projeto grandioso de sustentabilidade energética para os nossos prédios”, finalizou o Presidente.

Facebook
Twitter
Email
Imprimir