Intenção de consumo das famílias roraimenses cresce pelo segundo mês seguido

Artigo Técnico 041/2019 de 21 de outubro de 2019

Intenção de consumo das famílias roraimenses cresce pelo segundo mês seguido

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de outubro o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 106,4 pontos, melhor resultado desde março de 2015.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice apresentou uma elevação de 3,9%, sendo este o segundo aumento consecutivo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento é ainda mais elevado, aumentando 24,7%.

Dentre os sete índices que compõem o ICF o momento para comprar bens duráveis foi o principal responsável pelo aumento apresentado em outubro, crescendo 20,81% na comparação com setembro.

Outros indicadores que também apresentaram crescimento foram as compras a prazo (acesso a crédito), com aumento de 8,86%, o nível de consumo atual (8,82%), perspectiva de consumo (5,09%), emprego (2,8%) e renda atual (2,8%).

Apenas a perspectiva profissional apresentou queda no mês de outubro, com retração de 7,66%.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por categoria

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.