Intenção de consumo das famílias roraimenses tem o melhor resultado desde 2015

A intenção de gastos das famílias brasileiras continua em crescimento, em outubro. O índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou a terceira alta seguida.

Em Roraima, segundo dados da pesquisa, no mês de outubro o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 106,4 pontos. Para o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “esse é melhor resultado desde março de 2015. Comparando com o mês anterior o índice apresentou uma elevação de 3,9%, sendo este o segundo aumento consecutivo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento é ainda mais elevado, aumentando 24,7%”, destaca o economista.

Dentre os sete índices que compõem a intenção de consumo, o momento para comprar bens duráveis foi o principal responsável pelo aumento apresentado em outubro. Outros indicadores que também apresentaram crescimento foram: compras a prazo (8,86%), o nível de consumo atual (8,82%), perspectiva de consumo (5,09%), emprego (2,8%) e renda atual (2,8%). Apenas a perspectiva profissional apresentou queda no mês de outubro, com retração de 7,66%.

O resultado positivo reforça tendência de alta projetada pela CNC para o segundo semestre do ano, após longo período de queda do índice, que durou de março a julho. “O ICF está refletindo uma melhora gradual da economia, com inflação baixa, juros primários em queda e a reação do mercado de trabalho”, destaca José Roberto Tadros, presidente da CNC.