Estudo mostra crescimento do Turismo em Roraima

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou uma pesquisa inédita sobre o setor que mostra recuperação do segmento no Brasil. O estudo traz amplo panorama do Turismo no País, em um recorte que vai até julho de 2019, e aponta crescimento de faturamento e geração de empregos.

Para José Roberto Tadros, presidente da CNC, o setor do turismo tem conseguido se recuperar, ainda que em ritmo moderado. “O crescimento do faturamento mensal dá indicativos de alta para os próximos meses, em sintonia com a performance esperada para a economia neste segundo semestre, principalmente em função das possibilidades de gastos dos consumidores”, avalia.

Em Roraima, de janeiro a julho deste ano, já foram criados 95 novos postos de trabalho com carteira assinada nas atividades diretamente ligadas ao turismo. Segundo o economista da Fecomércio-Roraima, Fábio Martinez, “este foi o terceiro mês seguido de saldos positivos na criação de empregos do segmento do turismo aqui no Estado e os destaques são os setores de transporte de passageiros, de hospedagem e alimentação”.

Para o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima e Diretor Tesoureiro da CNC, Ademir dos Santos, “Roraima vive um momento interessante para o turismo e recebe visitantes do Amazonas, Venezuela e Guiana. O nosso papel é fomentar o turismo social e estamos trabalhando pra isso. A Estância Ecológica Sesc Tepequém foi totalmente reformada e está pronta para receber quem pretende conhecer uma das regiões mais bonitas de Roraima. Investimos na estrutura e geramos empregos para os moradores da comunidade”.

Francisco Galvão, colaborador do Sesc há 15 anos, conta que a Estância modificou a realidade da região. “O Sesc no Tepequém trouxe muitos benefícios à comunidade. Aumentou a geração de empregos, a realização de trabalhos culturais e outros eventos de lazer. A comunidade precisava de um incentivo para promover atividades assim, ajudando a crescer a economia e a renda das famílias”.

O resultado do estudo de Empregabilidade no Turismo é bem superior ao apresentado no mesmo período do ano passado, quando se tinha um saldo negativo de menos 8 postos de trabalho em Roraima.