Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo segundo mês seguido

Artigo Técnico 035/2019 de 26 de agosto de 2019

Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo segundo mês seguido

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de agosto o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 100,1 pontos.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês de julho deste ano o índice ficou estável, com uma pequena queda de apenas 0,4%, apesar de pequena, esta foi a segunda queda seguida da intenção de consumo das famílias aqui em Roraima. Em contrapartida, em relação ao mesmo período do ano passado houve um aumento de 18,7%.

Novamente foi o nível de consumo atual que derrubou levemente o ICF, no mês de agosto houve uma retração de 1,9% em relação ao mês de julho, mostrando assim uma piora nas condições de consumo atuais das famílias roraimenses.

Outros índices com resultado levemente negativos neste mês foram: a perspectiva de consumo futuro, o emprego e a renda atual, todos os três caíram 0,6% em agosto.

Apenas dois índices apresentaram crescimento no mês de agosto, a perspectiva profissional, com aumento de 1,5% e as compras a prazo (acesso ao crédito), com uma pequena elevação de 0,6%.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por categoria

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.