Cai a intenção de consumo das famílias roraimenses

Artigo Técnico 31/2019 de 19 de julho de 2019

Cai a intenção de consumo das famílias roraimenses

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de julho o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 100,5 pontos.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês de junho deste ano o índice apresentou uma queda de 1,4 pontos percentuais, apesar disso continua acima do nível de indiferença (100 pontos), em contrapartida, em relação ao mesmo período do ano passado houve um aumento de 16,6 pontos percentuais.

Praticamente todos os índices que compõem o ICF apresentaram retração na intenção de consumo, com destaque negativo para o nível de consumo atual, que caiu 6,52% em relação ao mês de junho, mostrando assim uma piora nas condições de consumo atuais das famílias roraimenses.

Outro índice que apresentou uma retração significativa foi o da perspectiva de consumo, que caiu 3,06%, mostrando que as famílias estão menos otimistas em relação ao seu consumo futuro.

O único índice que apresentou crescimento no mês de julho foi o de momento para comprar bens duráveis, que cresceu 5,74%, este foi o terceiro aumento seguido neste indicador, o que mostra que as famílias estão considerando melhor a compra de bens duráveis neste ano.