Relações comerciais entre Roraima e a Guiana

Artigo Técnico 21/2019 de 23 de maio de 2019

Relações comerciais entre Roraima e a Guiana

Roraima localiza-se numa posição geograficamente privilegiada, fazendo fronteira internacional com dois países, Venezuela e Guiana, o que possibilidade um alcance com mais facilidade a novos mercados ávidos por mercadorias e insumos, o que pode gerar um incremento na produção local.

O Estado já possui uma relação econômica histórica com a Venezuela mais ampla e duradoura, que perdura mesmo com a crise que assola o país vizinho, nossa facilidade de acesso favorece os empresários roraimenses, que só em 2018 exportaram para lá mais de US$ 14 milhões.

Por outro lado, a relação com o nosso outro país vizinho é mais recente e em menor volume, as exportações oficiais de empresas roraimenses para lá datam do ano de 2001 quando foram exportados aproximadamente US$ 38 mil de cimento.

Gráfico 1 – Exportações de empresas roraimenses para a Guiana.

Fonte: Comex Stat, Ministério da Economia; Elaboração: Fecomércio-RR

Apesar de inicialmente pequena, as vendas para a Guiana vêm se avolumando a cada ano, com crescimento médio anual de 33%. Em números absolutos ultrapassamos a casa dos US$ 200 mil em 2010 e 3 anos depois já tínhamos exportados mais de US$ 1 milhão.

Nos quatro primeiros meses de 2019 as empresas roraimenses já venderam para a Guina pouco mais de US$ 1 milhão, mantendo-se esse ritmo de vendas, até o final do ano será batido um novo recorde nas exportações, ultrapassando a casa dos US$ 2 milhões.

Segundo projeção feita pela assessoria econômica da Fecomércio-RR, as relações econômicas entre Roraima e Guiana devem se intensificar nos próximos anos, principalmente havendo a realização do projeto de asfaltamento da rodovia que liga a fronteira com o Brasil (Bonfim) com a capital guianense (Georgetown).

Gráfico 2 – Projeção das exportações de empresas roraimenses para a Guiana.

Fonte: Fecomércio-RR

Mantendo o crescimento médio dos últimos anos, em 2023 devemos ultrapassar a marca de US$ 5 milhões de vendas para a Guiana, chegando em US$ 10 milhões ainda em 2026 e ultrapassando os US$ 30 milhões em 2030.

Além de crescente, as exportações para a Guiana são bastante diversas, sendo vendido para o país vizinho mais de 140 tipos de produtos diferentes, dentre eles destacam-se os produtos agrícolas, gás de cozinha, água mineral, materiais de construção, de higiene e limpeza.

Gráfico 3 – Principais itens que as empresas roraimenses exportam para a Guiana – 2018.

Fonte: Comex Stat, Ministério da Economia; Elaboração: Fecomércio-RR

Em relação as importações oriundas da Guiana, as empresas locais compram do país vizinho apenas arroz, chegando no seu ápice em 2015, quando foi registrado o valor de US$ 872 mil, contudo nos anos subsequentes vem caindo acentuadamente, fechando 2018 com compras de US$ 247 mil. Este ano deve-se ter uma queda ainda maior, já que até abril só foram computadas importações de US$ 19 mil.

Deve-se ressaltar que estes dados são referentes apenas as compras realizadas por empresas locais de forma oficial e informado a Receita Federal, o comércio “formiga” feito por pessoas físicas na cidade fronteiriça de Lethen não são registrados, e este vem crescendo a olhos vistos.