Consumo aparente de cimento

Artigo Técnico 23/2018 de 28 de maio de 2019

Consumo aparente de cimento

O Sindicato Nacional da Indústria do Cimento – SNIC informa periodicamente a produção, perfil de distribuição, despacho e consumo aparente de cimento, tanto a nível nacional quanto estadual, contudo, para Roraima constam apenas informações referentes ao consumo de cimento, outra ressalva é que até o momento os últimos dados disponibilizados vão até o mês de agosto de 2018.

Gráfico 1 – Consumo aparente de cimento – Roraima

Fonte: SNIC. Elaboração: Fecomércio-RR

Em 2017 a média mensal de consumo de cimento em Roraima foi de 8,3 mil toneladas, com destaque para o mês de julho quando foram consumidas quase 11 mil toneladas do produto, já os meses com menores consumo foram em fevereiro e outubro.

Enquanto que no ano de 2018, a média mensal de consumo de janeiro a agosto ficou em 6,2 mil toneladas de cimento, ficando 25% menor do que em 2017. Até o momento em todos os meses de 2018 o consumo de cimento foi inferior ao apresentado em 2017.

No acumulado de janeiro a agosto de 2018 foram consumidas cerca de 50 mil toneladas de cimento, valor abaixo do que o apresentado no mesmo período de 2017, quando foram consumidas cerca de 67 mil toneladas.

Segundo o SNIC estes dados ainda são preliminares passiveis de sofrer modificações. Informações sobre o consumo final no total do ano de 2018 só devem estar disponíveis no quarto trimestre deste ano.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077