FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Confiança dos empresários do comércio cai pelo segundo mês seguido

Estudo feito pela Fecomércio-RR com base nos dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o indicador atingiu valor de 126,2 pontos no mês de maio, este foi o menor resultado desde janeiro deste ano.

Pelo segundo mês seguido a confiança do empresariado do comércio caiu, tanto em maio quanto em abril a queda foi de 3%, contudo, comparando com o mesmo período do ano anterior houve uma elevação foi de aproximadamente 2%.

Para o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “as quedas seguidas apresentadas nestes dois meses se devem a uma piora na percepção dos empresários em relação a condição atual da economia, contrastando assim com um quadro mais otimista que se via nos três primeiros meses do ano. A variável que apresentou a maior retração em maio foi justamente sobre a condição atual da economia, que diminui 9,5%”.

Ainda de acordo com o economista da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima, “as perspectivas futuras também apresentaram uma leve retração, principalmente no que tange a expectativa para a economia brasileira, que retraiu 2,5% em maio. Apesar da queda, o indicador continua sendo o que apresenta o maior valor, com índice médio de confiança de 169,3”.

Houve queda também na expectativa para contratação de funcionários (-2,5%) e no nível de investimento da empresa (-3,6%). O único índice, dentro da dimensão de Investimento da Empresa do Comércio que registrou aumento neste mês de maio foi o da situação atual dos estoques, com melhora de 2,2%.

Sobre o índice: O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra o grau de confiança dos empresariados do comércio. Este indicador varia de 0 a 200, tendo 100 como o nível de indiferença, ou seja, quando o valor do índice for superior a 100 mostra que os empresários estão otimistas, caso seja inferior mostra um pessimismo dos mesmos.

O indicador é composto por 3 índices: I) Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio; II) Índice de Expectativa do Empresário do Comércio; e III) Índice de Investimento do Empresário do Comércio.

 

Facebook
Twitter
Email
Imprimir