FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

OUTUBRO ROSA – Sistema Fecomércio em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer leva informações sobre a doença para colaboradores de supermercado

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR), por meio do Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR), em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer e a rede de supermercados Novo Tempo, realizou a campanha de conscientização intitulada “Outubro Rosa”.

O evento, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 18, foi voltado para os funcionários do supermercado e tem como objetivo, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Palestras referentes ao assunto, bem como apresentações culturais, marcaram a realização a ação no estacionamento da empresa, localizada no bairro São Francisco. Durante a semana, os colaboradores do Novo Tempo tiveram a oportunidade de fazer exames preventivos, receberam informações de especialistas da área, bem como outras atividades.

Segundo o 1° vice-presidente Administrativo da Fecomércio Roraima, João Clineu Lima da Silva, é necessário que o empresário seh conscientize em incentivar os seus colaboradores a se munir de informações referentes a esse tipo de patologia. “Na maioria das vezes, são funcionários que tem uma carga horária de trabalho completa e por conta da falta de tempo – acabam deixando de lado o autoexame e quando menos esperam – estão descomedidos pela doença. Em muitos casos, causando mutilações por conta de retirada de uma mama, ou até mesmo chegando a morrer, por conta do estágio avançado da doença”, explicou.

De acordo com a gerente de Programas Sociais do Sesc-RR, Karina Straioco, além de informar, o evento vem ao encontro com as atividades da instituição, que é o de trabalhar com ações voltadas ao público do comércio.

“Estamos muito contentes em realizar um evento tão importante como esse, tendo como parceiro o supermercado Novo Tempo. Não posso esquecer também da atuação da Liga de Combate ao Câncer que não mediu esforços em nos ajudar nessa causa, bem como o presidente da Fecommércio-RR, Ademir dos Santos que nos deu total apoio”, frisou.

Para a gerente de Loja do Supermercado Novo Tempo, Carol Sornaniak, os organizadores estão de parabéns em proporcionar o evento voltado para os colaboradores da empresa. “O câncer de mama e de colo de útero são temas que devem ser bastante discutidos na sociedade. Devemos levar em conta que a informação se faz necessária para que se obtenha um diagnóstico preciso. Vejo essa ação como uma necessidade social que deve ser discutida por todos”, destacou.

No decorrer do evento, a médica Magnólia Rocha, presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer – falou aos presentes sobre a importância de realizar os exames para prevenção e diagnóstico precoce da doença. Ela agradeceu apoio que o Sistema Fecomércio-RR ofereceu para a realização da atividade. A médica também ressaltou a necessidade de realizar o Outubro Rosa em todas as instituições do estado, mas afirmou que para que seja concretizada, será necessária uma maior conscientização por parte da classe empresarial local.

“A parceria com o Sistema Fecomércio Roraima é de grande relevância. Seria interessante que todas as empresas também tivessem esse tipo de iniciativa, pois quanto mais a gente incentiva as mulheres a pouparem suas mamas, e aprender a se prevenir desse mal, maiores são as chances de sobrevivência. Desta forma, teremos um tratamento menos agressivo e que renderá um custo operacional menor, não onerando de forma exagerada os cofres públicos do estado”, informou.

DADOS – De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.

É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedica à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher.

Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

Facebook
Twitter
Email
Imprimir