Previsão para crescimento do comércio em 2018

Artigo Técnico 33/2018 de 24 de setembro de 2018

Previsão para crescimento do comércio em 2018

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reajustou, pelo quarto mês consecutivo, sua previsão para o crescimento do varejo em 2018. A expectativa, que antes era de +4,5%, agora está em +4,3%. A redução foi feita após a divulgação de queda de 0,4% no faturamento do varejo em julho, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

“Apesar da desaceleração no ritmo das vendas, o varejo caminha para o seu segundo ano de expansão no seu faturamento real”, afirmou o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes. “Contudo, o ritmo de crescimento até o final do ano, certamente será menor do que o da primeira metade de 2018, que alcançou +5,4%”, complementou Bentes.

Para Roraima a estimativa de crescimento é ainda menor, enquanto que no primeiro semestre de 2018 o comércio brasileiro cresceu 3,2% em média, a roraimenses ficou em apenas 0,9%. Segundo previsão da assessoria econômica da Fecomércio-RR, o comércio varejista em Roraima deve ficar em torno de 2,0% em 2018.

Esta perspectiva mais baixa leva em conta, entre outros indicadores, o atraso dos pagamentos dos servidores públicos estaduais, que reduz a intenção de consumo dessa significativa parcela de consumidores de Roraima, além da extinção de 266 postos de trabalho com carteira assinada no comércio varejista, até o mês de agosto deste ano, que representa uma retração de 1,7% do total da força de trabalho neste segmento.