Artigo Técnico 15/2017 – Comércio varejista em Roraima apresenta queda pelo segundo mês seguido

Artigo Técnico 15/2017 de 12 de abril de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Comércio varejista em Roraima apresenta queda pelo segundo mês seguido

No ano de 2016 Roraima foi a única Unidade da Federação que apresentou um leve crescimento no Comércio Varejista, contudo nos dois primeiros meses de 2017 essa situação não se manteve. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborado pelo IBGE, em fevereiro deste ano o volume de vendas no comércio varejista apresentou uma queda de -9,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 1 – Variação mensal do volume de vendas do comércio varejista

Fonte: IBGE, PMC.

A retração no volume de vendas para o mês de fevereiro foi menor do que a apresentada em janeiro, quando a queda foi de aproximadamente -15%. No acumulado do ano essa redução no volume de vendas é de -12,2%, bem acima da média nacional que no mesmo período ficou em -2,2%.

Em relação ao Comércio Varejista Ampliando, que inclui as atividades de Veículos e de Material de Construção, além daquelas que compõem o varejo, o resultado apesar de também ter sido negativos nos dois primeiros meses de 2017, seu volume de vendas foi superior ao apresentado pelo Comércio Varejista.

Gráfico 2 – Variação mensal do volume de vendas do comércio varejista ampliado

Fonte: IBGE, PMC.

Isso mostra que isoladamente os segmentos de venda de veículos e de materiais de construção, em relação ao volume de vendas, estão em melhores condições do que as demais atividades do comércio varejista. No acumulado do ano a queda no volume de vendas do comércio varejista ampliado é de -3,8%, estando melhor do que a média nacional, que no mesmo período foi de -8,5%.