Artigo Técnico 14/2017 – 84% das famílias em Boa Vista possuem algum tipo de dívida

Artigo Técnico 14/2017 de 11 de abril de 2017

Economista Fábio R. Martinez

84% das famílias em Boa Vista possuem algum tipo de dívida

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 84% das famílias em Boa Vista possuem algum tipo de endividamento, o que representa aproximadamente 74,5 mil famílias. Deste total de famílias endividadas, aproximadamente 40 mil deixaram alguma conta em atraso, sendo que 496 destas não terão condições de pagar as dívidas em atraso.

Gráfico 1 – Número absoluto de famílias com dívidas em Boa Vista – março de 2017

Fonte: CNC.

Dentre os principais tipos de dívidas, observa-se que 98,1% das famílias endividadas possuem dividas com o cartão de crédito; 61,6% com o carnê de loja; e 13,5% com financiamento de carro. Essas dividas comprometem em média 42,6% da renda familiar, na maior parte das vezes (53,2%) ela é parcelada em mais de 3 vezes.

Dentre as famílias que tem alguma conta em atraso o tempo médio de atraso é de 53 dias. Já em relação as condições de pagamento da dívida em atraso, 13,5% disseram que têm condições de quitar suas dívidas; 85,2% tem condições de quitar parcialmente; e 1,2% não tem condições de pagá-las.