Artigo Técnico 13/2017 – Aumenta a confiança do empresariado do comércio em Roraima

Artigo Técnico 13/2017 de 10 de abril de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Aumenta a confiança do empresariado do comércio em Roraima

A confiança do empresariado do comércio Roraima aumentou consideravelmente em março deste ano, é o que mostra o Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para termos de comparação, qualquer valor acima de 100 mostra uma perspectiva de otimismo, já valores abaixo desse índice demonstram pessimismo por parte do empresariado do comércio.

Gráfico 1 – Índice de Confiança do Empresariado do Comércio – Roraima

Fonte: CNC.

O índice apresentado em março de 2017 foi o melhor resultado em dois anos, o que mostra que a confiança do empresariado volta aos patamares apresentados no início de 2015. Apesar da melhora do indicador, os empresários ainda vêm com cautela a atual condição da economia brasileira, esta variável apresentou o menor índice com valor de 65,8.

Tabela 1 – Índice de Confiança do Empresariado do Comércio – março de 2017

ÍndiceValor
Índice de Confiança do Empresariado do Comércio – ICEC111,6
Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio – ICAEC85,9
Condição Atual da Economia65,8
Condição Atual do Setor (Comércio)83,2
Condição Atual da Empresa108,7
Índice de Expectativa do Empresário do Comércio – IEEC154,4
Expectativa para Economia Brasileira150,6
Expectativa para Setor (Comércio)154,2
Expectativa para Empresa158,4
Índice de Investimento do Empresário do Comércio – IIEC94,4
Expectativa Contratação de Funcionário103,7
Nível de Investimento da Empresa88,3
Situação Atual dos Estoques91,2

Fonte: CNC

O melhor resultado neste mês de março foi o apresentado na Expectativa para Empresa, com valor de 158,4, o que mostra que o empresariado está confiante com o futuro da sua empresa, o que acaba elevando a Expectativa de Contratação de Funcionários, que neste mês foi de 103,7.