Sistema Fecomércio promove o Dia do Comércio 2023

A ação vai levar serviços e informações para comerciantes e trabalhadores do comércio no dia 30 de outubro

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD e Sindicatos promovem o Dia do Comércio 2023. Um mutirão de serviços e informações para comerciantes e trabalhadores do comércio, no dia 30 de outubro. A programação será das 16h às 20h, na Praça Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia, na zona Oeste de Boa Vista.

O Projeto “Dia do Comércio” é um evento realizado pelo Sistema Fecomércio (Federação, Sindicatos, Instituto Fecomércio, Sesc e Senac) e tem a proposta de mostrar para a comunidade os serviços e a contribuição do Comércio em Roraima. “A Fecomércio como legítima representante do comércio de bens, serviços e turismo, junto com seus braços sociais, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio, preparou uma programação especial para comemorar o dia 30 de outubro. Um evento para a população interagir e conhecer o que Sistema Fecomércio oferece para os empresários e para o trabalhador do comércio”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD, Ademir dos Santos.

Segundo os dados da assessoria econômica da Fecomércio/RR, o setor do comércio de bens, serviços e turismo participa no PIB com 36,5% das riquezas geradas no Estado, atrás apenas para a administração pública, que concentra 45%. Atualmente o setor representa quase 34 mil empresas, que empregam juntas 60,6% da mão de obra formal. O economista da Federação do Comércio, Fábio Martinez, explica que pelo avanço do comércio nos próximos anos Roraima deixa de ter a economia do contracheque para se transformar na economia do comércio. “Fizemos um levantamento no início do ano levando em consideração os números do comércio com geração de emprego, riquezas e número de empresas, e percebemos que até 2028 o setor de comércio de bens, serviços e turismo deve ultrapassar a administração pública. Teremos no futuro, não muito distante, mais empresas da iniciativa privada e mais empregos gerados nesses setores que são considerados significativos para o desenvolvimento de Roraima”, concui o economista.

Dia do Comerciário e Dia do Comércio

O Dia do Comerciário e Dia do Comércio é celebrado anualmente em 30 de outubro no Brasil. Oficialmente, a data foi instituída a partir da Lei nº 12.790, de 14 de março de 2013, e é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.

A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932 e a data reconhecida pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.