FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – nov/22

Artigo Técnico 031/2022 de 21 de novembro de 2022

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em novembro deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 85,1 pontos, menor resultado desde agosto de 2021.

Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo 85,1 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0,0 20,0 40,0 60,0 80,0 100,0 120,0 140,0 160,0 180,0 200,0 Intensão de consumo

Desde abril a intenção de consumo em Roraima vem caindo, apresentando uma redução mensal de 3,0% em relação ao mês de outubro deste ano e de 8,2% na comparação com novembro de 2021.

Esse viés mais pessimista por parte das famílias roraimenses se deve a uma piora no nível de consumo atual, que desde abril caiu 33,9%, devido principalmente a perda do poder de compra, momento para compra de bens duráveis, que caiu 25,7%, devido, em parte, a alta da taxa de juros, e a retração na perspectiva profissional, com queda acumulada de 26,9%.

Intenção de consumo das famílias roraimenses 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0 110,0 120,0 abr/20 mai/20 jun/20 jul/20 ago/20 set/20 out/20 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 dez/21 jan/22 fev/22 mar/22 abr/22 mai/22 jun/22 jul/22 ago/22 set/22 out/22 nov/22 Nível de satisfação (100 pontos)

Em relação a queda perspectiva profissional, ela vem na contramão dos dados de geração de emprego formal e da taxa de desemprego, que estão apresentando dados positivos para Roraima, com aumento constante nas vagas de empregos disponibilizadas, e a redução da taxa de desemprego e de subutilização da força trabalho, sendo que a partir do mês de agosto deste ano, o número de profissionais que afirmaram estarem com uma perspectiva negativa quando ao seu futuro profissional superou aqueles que afirmaram estarem com perspectiva positiva, apesar disso a perspectiva profissional continua sendo o índice do ICF com o melhor resultado, estando com 110,9 pontos, acima do nível de indiferença.

Outro índice acima dos 100 pontos é o referente a renda atual, que apesar da queda de 2,6% em novembro, continua sendo o único índice do ICF que apresentou crescimento após abril deste ano.

Índices do ICF 56,9 61,2 73,0 93,1 96,6 104,3 110,9 Nível de Consumo Atual Momento para Duráveis Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Perspectiva Profissional Emprego Atual Renda Atual Perspectiva de Consumo
Perspectiva profissional 38% 45% 17% Positiva Negativa Não sabe

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

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