Artigo Técnico 031/2022 de 21 de novembro de 2022
Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de
Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em novembro deste ano o
índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 85,1 pontos,
menor resultado desde agosto de 2021.
Desde abril a intenção de
consumo em Roraima vem caindo, apresentando uma redução mensal de 3,0% em
relação ao mês de outubro deste ano e de 8,2% na comparação com novembro de
2021.
Esse viés mais
pessimista por parte das famílias roraimenses se deve a uma piora no nível de
consumo atual, que desde abril caiu 33,9%, devido principalmente a perda do
poder de compra, momento para compra de bens duráveis, que caiu 25,7%, devido,
em parte, a alta da taxa de juros, e a retração na perspectiva profissional,
com queda acumulada de 26,9%.
Em relação a queda
perspectiva profissional, ela vem na contramão dos dados de geração de emprego
formal e da taxa de desemprego, que estão apresentando dados positivos para
Roraima, com aumento constante nas vagas de empregos disponibilizadas, e a
redução da taxa de desemprego e de subutilização da força trabalho, sendo que a
partir do mês de agosto deste ano, o número de profissionais que afirmaram
estarem com uma perspectiva negativa quando ao seu futuro profissional superou
aqueles que afirmaram estarem com perspectiva positiva, apesar disso a
perspectiva profissional continua sendo o índice do ICF com o melhor resultado,
estando com 110,9 pontos, acima do nível de indiferença.
Outro índice acima
dos 100 pontos é o referente a renda atual, que apesar da queda de 2,6% em
novembro, continua sendo o único índice do ICF que apresentou crescimento após
abril deste ano.
FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077