FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – fev/22

Artigo Técnico 007/2022 de 23 de fevereiro de 2022

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em fevereiro deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 94,9 pontos.

Maior consumo Menor consumo Otimista Pessimista 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 94,9 Intensão de consumo

Após seis meses seguidos a intenção de consumo das famílias voltou a cair, retraindo 1,5% em relação a janeiro, permanecendo pelo 22º mês consecutivo abaixo do nível de indiferença, apesar da redução mensal, a comparação com o mesmo período do ano passado houve um crescimento de 6,5%.
Em relação as famílias que recebem acima de 10 salários-mínimos a intenção de consumo já supera o nível de indiferença, atingindo o valor de 116,0 pontos, enquanto para as famílias que recebem até 10 salários-mínimos foi de 93,1 pontos.

89,1 87,9 85,2 82,1 82,3 82,2 82,3 85,4 89,4 92,8 95,8 96,4 94,9 60,0 80,0 100,0 120,0 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 dez/21 jan/22 fev/22 Intenção de consumo das famílias roraimenses

A maior queda mensal foi em relação ao momento para comprar bens duráveis, que caiu 6,7%, onde 63% afirmaram que é um mau momento para comprar esse tipo de bem.
Outra queda significativa foi em relação a renda atual, que reduziu pelo segundo mês seguido, caindo 4,3% na comparação com janeiro e 11,6% na comparação com fevereiro de 2021.
Mesmo com a retração na renda atual, esse índice continua acima do nível de indiferença, juntamente com a perspectiva de consumo e a perspectiva profissional.
As duas elevações mensais apresentadas no ICF de fevereiro foram referentes a perspectiva profissional, que cresceu pelo sétimo mês seguido, aumentando 2,2%, e o acesso ao crédito, com elevação de 2,0%.a

Índices do ICF 70,1 78,2 80,7 95,5 103,2 112,7 123,8 Momento para Duráveis Nível de Consumo Atual Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Emprego Atual Renda Atual Perspectiva de Consumo Perspectiva Profissional
Momento para duráveis grupamento / agosto 2020 33% 63% 4% Bom Mau Não Sabe

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077

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