Contratação de temporários para o Natal será a maior em oito anos

O avanço da vacinação e o consequente aumento da circulação de consumidores deverão fazer com que o Natal de 2021 registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos. De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que haja a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano. A entidade prevê ainda aumento de 3,8% nas vendas natalinas, em comparação com o ano passado.

Em 2020, a principal data comemorativa do comércio coincidiu com a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, o que fez com que a contratação de temporários para o Natal fosse a menor em cinco anos. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca que a mudança de cenário em 2021 renova a esperança dos varejistas. “Os estabelecimentos comerciais estão voltando a receber um fluxo maior de consumidores e, consequentemente, têm registrado avanços sucessivos nas vendas desde abril deste ano”, afirma Tadros.

Em Roraima, segundo estimativa da Federação do Comércio, a contratação de temporários também deve aumentar nos próximos meses. Segundo o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “as contratações de trabalhadores temporários para o comércio varejista no Natal, será de aproximadamente 170 novos postos. Apresentando o melhor resultado desde 2013. As vendas do final de ano também devem apresentar um crescimento de cerca de 6,5%”, concluí o assessor econômico.

As lojas de vestuário, acessórios e calçados são, historicamente, as que respondem pela maior parte dos empregos temporários neste período do ano.

Salário médio cresce

Segundo os cálculos da CNC, o salário médio de admissão para as vagas temporárias no Natal deverá ser de R$ 1.608, valor 5,1% maior em relação a igual período do ano passado. Assim como em 2020, os maiores salários deverão ser pagos pelas lojas especializadas na venda de produtos de informática e comunicação (R$ 1.866) e pelo ramo de artigos farmacêuticos, perfumarias e cosméticos (R$ 1.647) – contudo, esses segmentos deverão responder por apenas 0,8% das vagas totais.

Em relação às profissões, a Confederação estima que oito em cada dez vagas criadas devem ser preenchidas por vendedores e operadores de caixa. Farmacêutico e gerente administrativo devem receber os maiores salários médios.

A taxa de efetivação dos temporários após o Natal também deverá ser maior do que nos últimos cinco anos, com a expectativa de absorção definitiva dos trabalhadores.