Semestre encerra com 85,7% das famílias roraimenses endividadas

O primeiro semestre do ano encerrou com o maior percentual de famílias endividadas no País desde 2010. Em Roraima a situação não é diferente. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que em junho de 2021, 85,7% das famílias que moram em Roraima tinham algum tipo de dívida.

Segundo o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “o resultado apresentado este ano foi o segundo valor em toda a série histórica, ficando abaixo apenas do endividamento registrado em janeiro de 2016, que foi de 86,8%. Se a gente pegar os números de inadimplentes deste ano e comparar com os do ano passado, teremos um aumento de 33,8%”. Em números absolutos, são 81.623 famílias que estão endividadas em Roraima”.

O principal tipo de dívida continua sendo os cartões de crédito, com 59,4%, seguido dos carnês de lojas, com 56,9%, que apresentou um crescimento de quase 8 pontos percentuais em relação a maio.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, explica que o orçamento das famílias na pandemia tem sido diretamente comprometido por fatores extras, como inflação mais elevada e o valor reduzido do auxílio emergencial. “Ainda que os indicadores de inadimplência se encontrem mais baixos na comparação anual, os números mostram que as famílias têm se endividado mais ao longo do ano para conseguir manter algum nível de consumo, respaldadas por uma frágil segurança no mercado trabalho, e preços mais altos dos itens de primeira necessidade”, aponta.