Artigo Técnico 021/2021 de 01 de junho de 2021
Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em maio deste ano o índice de intenção consumo das famílias roraimenses foi de 82,1 pontos, menor resultado desde setembro de 2016.
Comparando
com o mês anterior, o índice apresentou uma queda de 3,7%, terceira
queda seguida e completando assim 13 meses consecutivos abaixo do nível
de indiferença de 100 pontos, mostrando que as famílias roraimenses
continuam menos propensas a consumir.
Na comparação
com o mesmo período do ano passado, maio de 2020, houve uma queda
de 16,9%, na época o ICF de Roraima era de 98,8 pontos.
Todo os
sete índices que compõem o ICF apresentaram queda em maio,
tendo como destaque a queda registrada no índice de perspectiva
profissional, que caiu 5,1%, ficando em 100,5 pontos,
continuando sendo um dos três indicadores com resultado acima dos 100 pontos.
Outra queda
significativa que foi observada no mês de maio, foi em relação as compras
a prazo, que mede o acesso ao crédito por parte das famílias, o índice
apresentou retração de 4,8%, sendo que para 61% dos entrevistados
está mais difícil conseguir crédito, tal dificuldade se deve, em parte, ao
aumento contínuo da taxa básica de juros, que vem se elevando na expectativa de
conter o avanço da inflação.
A renda
atual continua sendo o indicador com o melhor resultado, ficando em
112,6 pontos, apresentando uma leve queda de 0,4% em relação ao mês anterior.
Sendo que para 35% das famílias, a renda atual está melhor do que era no ano
passado.
FÁBIO
RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR
2077