FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Cai a intenção de consumo das famílias roraimenses

Artigo Técnico 013/2021 de 18 de março de 2021

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em março deste ano o índice de intenção consumo das famílias roraimenses foi de 87,9 pontos.

Comparando com o mês anterior, o índice apresentou uma queda de 1,4%, quebrando uma sequência de três aumentos consecutivos, continuando pelo 11º mês seguido abaixo do nível de indiferença de 100 pontos, mostrando que as famílias roraimenses estão menos propensas a consumir.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, março de 2020, houve uma queda de 17,6%, na época o ICF de Roraima era de 106,7 pontos, estando acima do nível de indiferença.

Quatro dos sete índices que compõem o ICF apresentaram queda em março, tendo destaque para a retração registrada no índice de perspectiva de consumo, que caiu 5,1%, ficando em 97,3 pontos.
Por outro lado, houve um aumento de 7,8% em relação ao nível de consumo atual, demostrando uma melhora no número de famílias que afirmaram que seu consumo aumentou na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar dessa elevação, o índice continua apresentando resultado bem abaixo do nível de indiferença, com 67,5 pontos, segundo menor resultado dentre os índices do ICF.
Destaca-se também a retração apresentada no índice emprego atual, com queda de 5,0%, o que se relaciona diretamente ao que foi apresentado pelo Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC), que mostrou um leve aumento na tendência de redução do quadro de funcionários.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077

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