Intenção de consumo permanece estável em fevereiro

Artigo Técnico 009/2021 de 23 de fevereiro de 2021

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em fevereiro deste ano o índice de intenção consumo das famílias roraimenses foi de 89,1 pontos.

Comparando com o mês anterior, o índice apresentou um pequeno aumento de 1,0%, sendo o terceiro aumento seguido no indicador, contudo, ainda permanecendo abaixo do nível de indiferença de 100 pontos, o que demonstra que apesar da melhora na perspectiva de intenção de consumo, as famílias roraimenses ainda estão menos propensas a consumir.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, fevereiro de 2020, houve uma queda de 15,8%, na época o ICF de Roraima era de 105,8 pontos, estando acima do nível de indiferença.

Cinco dos sete índices que compõem o ICF apresentaram aumento mensal, tendo destaque novamente para a elevação registrada no índice de perspectiva profissional, que cresceu 5,6%, ficando em 109,8 pontos.
Por outro lado, houve uma queda de 3,8% em relação ao emprego atual, demostrando uma redução da segurança dos trabalhadores em relação a manutenção dos seus postos de trabalho. Apesar dessa queda, o índice continua apresentando resultado acima do nível de indiferença, com 114,0 pontos, segundo maior resultado dentre os índices do ICF.
Novamente o momento para comprar de bens duráveis e o nível de consumo atual continuam apresentando os menores resultados, demonstrando a menor intensão de consumo de produtos de maior valor, bem como um consumo atual abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.