Cartão de crédito e carnês são as principais dívidas das famílias roraimenses

As dívidas das famílias roraimenses comprometem cerca de 30,1% da renda mensal e devem se estender, em média, pelos próximos 9 meses.  O percentual de famílias com contas em atraso permanece estável em 35,6% em outubro, e houve uma leve redução (10,6%) naquelas famílias que afirmam não ter condições de pagar as dívidas.

O estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima, com base nos dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC  de outubro, elaborada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio, mostra que 72,4% das famílias roraimenses tinham algum tipo de dívida. Segundo o economista Fábio Martinez, “houve pelo terceiro mês seguido um crescimento no número de endividados aqui em Roraima, aumentando 4,3% em relação a setembro e 14,7% em relação ao mesmo período do ano passado”.

Os cartões de crédito (51,4%) e os carnês (37,5%) continua sendo os principais tipo de dívida entre as famílias roraimenses, além destes, destaca-se também os financiamentos de casas (19,1%). A manutenção da taxa SELIC, que é a taxa de referência para mercado, a níveis baixos (2%a.a.), facilitam a tomada de crédito, o que explica, principalmente o maior endividamento das famílias para financiar casas e carros.