Pesquisa do Dia do Comércio 2020

Artigo Técnico 045/2020 de 03 de novembro de 2020

Pesquisa do Dia do Comércio 2020

A Fecomércio-RR entrevistou através de questionário eletrônico 143 empresários de Roraima dos seguimentos do comércio, serviços e turismo, no período de 21 a 29 de outubro de 2020, com o objetivo de verificar a adoção de instrumentos digitais e perspectivas quanto as vendas de final de ano.

Para 21% daquelas empresas que já possuíam algum perfil em redes sociais e/ou sites, acabou criando um novo perfil em uma rede social que ela ainda não possuía ou criando um site. Com base na pesquisa foi constatado que mais da metade (59%) dos empresários roraimenses já possuíam redes sociais e/ou sites antes da pandemia, contudo, durante a pandemia 81% daqueles que não tinham esse tipo de instrumento digital criaram suas próprias redes sociais ou sites.

O Instrumento digital mais utilizado pelos empresários roraimenses para divulgar e interagir com os consumidores é o Instagram (84%), seguido do WhatsApp (82%) e do Facebook (62%). Apenas 18% dos entrevistados afirmaram possuir sites.

A utilização de redes sociais e/ou sites foi fundamental para boa parte dos empresários entrevistados, sendo que 43,4% deles afirmaram que esses instrumentos digitais foram responsáveis por mais da metade das suas vendas durante a pandemia. E apenas 8,4% afirmaram que esses instrumentos não influenciaram em nada em suas vendas.

Mesmo após a reabertura do comércio as redes sociais e sites continuaram desempenhando papel fundamental nas vendas dos comerciantes roraimenses, sendo que para 41,9% deles afirmaram que suas vendas online aumentaram ainda mais logo após a reabertura do comércio em Roraima.

Além da utilização de instrumentos digitais, a maioria das empresas (62%) aderiram a modalidade de trabalho via tele serviço (home office) para parte de seus funcionários durante a pandemia

Mesmo com os sérios impactos econômicos advindos da pandemia da COVID-19, para 77,5% dos empresários entrevistados acreditam que as vendas de fim de ano serão melhores do que foi no ano passado, e apenas 7% esperam resultados piores.

Esse otimismo em relação as vendas de final de ano se refletem na perspectiva de contratação de funcionários temporários, já que pouco mais da metade dos entrevistados (50,3%) afirmou que deve contratar mais funcionários para atender as vendas de final de ano.