FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses volta a crescer após cinco quedas consecutivas

Artigo Técnico 038/2020 de 25 de setembro de 2020

 

Intenção de consumo das famílias roraimenses volta a crescer após cinco quedas consecutivas

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em setembro o índice de intenção consumo das famílias roraimenses foi de 87,8 pontos.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior, o índice apresentou aumento de 1,5%, quebrando assim uma série de cinco meses seguidos de quedas, contudo, o ICF ainda apresenta um valor abaixo do nível de indiferença de 100 pontos, o que demonstra uma menor confiança em relação ao consumo. Comparando com o mesmo período do ano passado houve uma queda de 14,3%.

Seis dos sete índices que compõem o ICF apresentaram aumento em relação ao mês anterior, com destaque a elevação registrada no indicador de momento para comprar bens duráveis, que cresceu 12,09%, apesar dessa alta considerável, 74,4% das famílias entrevistadas continuam afirmando que este ainda é um mau momento para aquisição desse tipo de bem.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por índice

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O único índice que caiu em setembro foi o relacionado a perspectiva de consumo, que reduziu 7,89%, por conta do aumento do número de famílias que acreditam que irão ter um consumo menor do que tinham no segundo semestre do ano passado, provavelmente motivado pelo aumento de preços observado nas últimas semanas.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

Facebook
Twitter
Email
Imprimir