Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo quinto mês seguido

Artigo Técnico 033/2020 de 27 de agosto de 2020

Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo quinto mês seguido

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que neste mês de agosto o índice de intenção consumo das famílias roraimenses é de 86,5 pontos, menor resultado desde agosto de 2018.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice apresentou queda de 1,7%, continuando pelo quarto mês seguido abaixo do nível de indiferença de 100 pontos. E em relação ao mesmo período do ano passado a queda foi de 13,6%.

Dentre os sete índices que compõem o ICF quatro apresentaram queda em relação ao mês anterior, com destaque a retração registrada no indicador de perspectiva de consumo, que caiu 6,58%; e o de compras a prazo, com queda de 5,15%.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por índice

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Dentre as variações positivas, o momento para comprar bens duráveis apresentou a maior elevação, com crescimento de 3,86%, contudo, continua sendo o que tem o menor valor, com apenas 43 pontos, o que mostra que mesmo com a melhora no mês de agosto, como um todo, as famílias roraimenses não estão tão propensas a comprar bens duráveis neste momento.