Cai novamente a intenção de consumo das famílias roraimenses

Artigo Técnico 021/2020 de 27 de maio de 2020

Cai novamente a intenção de consumo das famílias roraimenses

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que neste mês de maio o índice de intenção consumo das famílias roraimenses é de 98,8 pontos, menor resultado desde janeiro de 2019.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice apresentou queda de 4,7%, ficando pela primeira vez no ano, abaixo do nível de indiferença.  E em relação ao mesmo período do ano passado a queda foi um pouco menor, retraindo 2,9%.

Todos os índices que compõem o ICF apresentaram queda em maio, na comparação com abril, com destaque negativo para o momento para comprar bens duráveis, que caiu 16,59%; também o nível de consumo atual, com diminuição de 8%; e a perspectiva profissional, com retração de 7,15%.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por categoria

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.