POSSÍVEIS DEMISSÕES EM DECORRÊNCIA DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS AS EMPRESAS DE RORAIMA

Artigo Técnico 011/2020 de 30 de março de 2020

POSSÍVEIS DEMISSÕES EM DECORRÊNCIA DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS AS EMPRESAS DE RORAIMA

As medidas de isolamento adotadas para combater o alastramento da pandemia de coronavírus (COVID-19), estão desencadeando prejuízos expressivos na maioria dos segmentos do comércio e serviços, e mesmo as empresas reduzindo a carga horaria de seus funcionários, adotando o sistema de home-office nas atividades possíveis e buscando renegociar dívidas e outros compromissos, ainda assim, caso as atividades empresariais permaneçam restritas ou suspensas, será necessário a redução no quadro de funcionários das empresas.

Segundo pesquisa feita pela Fecomércio-RR com 53 empresários do comércio de bens e serviços, caso se estenda as restrições ao funcionamento das empresas em Roraima, poderão ser perdidos aproximadamente 1,4 mil postos de trabalho formais.

O total de postos trabalho que poderão ser extintos é equivalente a 2,7% do total de empregos formais na iniciativa privada de Roraima. Essa retração representa 62% de todos os postos de trabalho gerados no ano de 2019, quando foram criados 2.260 empregos no setor privado.

Esse número deverá ser ainda mais acentuado, já que ficaram de fora da pesquisa alguns segmentos importantes do comércio e serviços, como é o caso das lojas de vestuário, calçados e acessórios, que representam 25% do total de postos de trabalho do comércio varejista de Roraima. Além dos demais segmentos interligados a venda final, como a parte de logística de transporte, e a própria indústria, que por conta da redução nas vendas, deve reduzir sua produção e consequentemente suas receitas.

Contudo, deve-se ressaltar que alguns setores, dada a sua essencialidade, como é o casso de supermercados, postos de gasolina e produtos agropecuários, não dever ser tão afetadas, contudo, ainda assim devem sofrer queda nas suas vendas, já que as pessoas devem evitar sair de casa, e consequentemente consumir.

Gráfico 1 – Projeção de empregos que poderão ser perdidos por conta das medidas restritivas as empresas X empregos criados em todo o ano de 2019.

Fonte: IBGE, Fecomércio-RR

Dentre as empresas pesquisadas, o segmento com o maior número de desempregados será o das lojas de materiais de construção, com 875 postos que poderão ser pedidos, seguido segmento de hotéis e restaurantes, com 143.

Gráfico 2 – Projeção de empregos que poderão ser perdidos por segmento.

Fonte: Fecomércio-RR

Além da perda de postos de trabalho, que fará elevar ainda mais a alta taxa de desemprego do Estado, a diminuição no número trabalhadores também leva a uma redução direta de R$ 42,4 milhões para a economia de Roraima, em virtude da perca dos salários anuais destes trabalhadores.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077