FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo segundo mês seguido

Artigo Técnico 003/2020 de 22 de janeiro de 2020

 

Intenção de consumo das famílias roraimenses cai pelo segundo mês seguido

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de janeiro o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 105,7 pontos, o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2015.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice apresentou uma queda de 0,5%, sendo este a segunda redução consecutiva. Contudo, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 13,4%.

Dentre os sete índices que compõem o ICF o nível atual de consumo foi o principal responsável pela queda apresentada em janeiro, caindo -3,85% na comparação com dezembro.

Outros indicadores que também apresentaram queda foram as compras a prazo (acesso a crédito), com redução de -2,48%; emprego atual (-2,48%); renda atual (-2,48%); e perspectiva de consumo (-1,04%).

Apenas a perspectiva profissional (+2,81%), e o momento para comprar bens duráveis (+5,27%) apresentaram aumento no mês de janeiro.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por categoria

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

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