Feriados de 2020 causam prejuízos para o comércio

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o prejuízo do comércio em 2020 por conta de feriados nacionais deverá chegar a R$ 19,6 bilhões. A variação é explicada pela maior quantidade de feriados que caem em dias úteis neste ano, em comparação com o ano passado. A maior incidência de feriados em dias úteis, embora tenda a favorecer atividades econômicas específicas, como aquelas típicas do turismo, tende a gerar prejuízos por conta da queda no nível de atividade ou pela elevação dos custos de operação.

Em Boa Vista teremos 18 feriados e pontos facultativos em dias de semana durante o ano de 2020. Para o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “os feriados devem gerar um custo econômico extra para os empresários do setor de comércio de Roraima de R$ 30,4 milhões, o que representa um aumento de 13% na comparação com 2019, dado o número maior de feriados em dias de semana”.

Impacto maior

Segundo o estudo, cada feriado reduz a rentabilidade mensal média do setor comercial como um todo em 8,4% (varejo e atacado). Entretanto, nas regiões ou ramos de atividade onde a relação folha/faturamento é mais elevada, esse impacto tende a ser maior. As taxas de perdas mensais decorrentes de cada feriado nacional ultrapassam os dois dígitos nos seguintes segmentos: hiper e supermercados; lojas de utilidades domésticas; ramo de vestuário e calçados (11,5%, 11,6% e 16,7%, respectivamente). Juntos, eles respondem por mais da metade (56%) do emprego no varejo brasileiro.