Sistema Fecomércio realiza ação social para comemorar o Dia do Comércio

Cortes de cabelo, manicure, atendimento odontológico, de saúde, momentos de lazer e atrações musicais foram os serviços realizados pelo Sistema Fecomércio Roraima, em uma ação social, em comemoração ao Dia do Comércio.

Realizada na Praça do Centro Cívico, no Centro de Boa Vista, a mobilização atendeu centenas de pessoas oferecendo os serviços realizados pelo Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Roraima (Senac-RR) e Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento de Roraima (IFPD-RR), instituições que compõe a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR).

De acordo com o Presidente do Sistema Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, é a primeira vez que as três instituições que compõe o Sistema do Comércio se reúnem para prestar atendimentos ao trabalhador do comércio e a sociedade. Segundo ele, ideia de realizar o evento na véspera do Dia do Comerciário, surgiu da necessidade de ajudar a comunidade de baixa renda e ao mesmo tempo, apresentar a sociedade os serviços, por meio do Sesc, Senac, Instituto e a Federação, instituições que compõe o Sistema de apoio ao comerciário. Cerca de 35% do Produto Interno Bruto do Estado, depende do comércio local. “Foi uma oportunidade de mostrar a população o nosso papel institucional e nada melhor do que realizarmos um evento como este no dia do Comerciário. Não poderíamos deixar que esse dia tão importante para o trabalhador do comércio passar em branco”, explicou.

O diferencial da ação, conforme Ademir foi o de mostrar para toda a sociedade, principalmente para a classe política, que todos os recursos investidos no Sistema Fecomércio são bem empregados. “O trabalho que vem sendo realizado é grande diferencial. O Senac-RR já profissionalizou a metade da população do Estado, se compararmos em números. O Sesc-RR vem educando nossas crianças, os nossos adultos e idosos são atendidos com projetos sociais, Mesa Brasil, saúde, esporte e cultura; e o Instituto, localizado no bairro Operário, oferece creche, academia, pesquisa, entre outros serviços, não somente atendendo os comerciários, mas toda a comunidade daquele bairro”, destacou.

O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o apoio das instituições ligadas a Fecomércio-RR, bem como o Sebrae/RR, a Força Tarefa Logística Humanitária, do Exército Brasileiro, a SMTRAN, DETRAN, Polícia Militar, Bombeiros e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, que deram apoio incondicional para que a ação social fosse realizada.

A Superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Yolanda Herbster, destacou a participação dos colaboradores, da Diretoria e dos Presidentes dos Sindicatos filiados ao Sistema Fecomércio, que participaram da ação. “Estamos em um momento de integração e o Dia do Comércio mostrou para a sociedade quem nós somos e qual é a nossa importância social e econômica. Essa foi a primeira edição e já colocamos ação no calendário de eventos oficiais da Fecomércio”, finalizou a Superintendente.

Para a Diretora do Senac-RR, Kátia Rossi, a integração das instituições ligadas ao Sistema Fecomércio-RR em apoio a mobilização, configura o fortalecimento da Federação, bem como o seu papel no Estado. “É o primeiro evento de muitos que daremos continuidade. É uma forma da gente valorizar o nosso comerciário e mostrar pra sociedade o papel que as instituições ligadas a Fecomércio-RR tem um belo trabalho que elas têm a oferecer a sociedade. Já conseguimos mudar a vida de milhares de pessoas em Roraima, por meio da formação profissional”, ressaltou a diretora.

A Diretora do Sesc-RR, Lisiane Carnetti também parabenizou a realização do evento e agradeceu a todas as instituições parceiras. “É um presente que o Sistema Fecomércio Roraima, juntamente com suas instituições estão entregando para sociedade”, afirmou.

A Superintendente do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, Socorro Corrêa, acredita que a ação social é resultado de um trabalho sério e preocupado com o social. “Não tem como se avaliar a magnitude dos serviços realizados no Estado, porém a satisfação das pessoas é a maior prova de que estamos trabalhando. É importante frisar a transparência pela são utilizados os recursos, pois já conseguimos ajudar muitas pessoas, e pretendemos ajudar ainda mais”, enfatizou.

População aprova a ação social realizada na Praça do Centro Cívico

Desde que obteve a informação sobre a realização da ação social do Sistema Fecomércio-RR em comemoração ao Dia do Comerciário, a dona de casa, Maria da Silva não via a hora de levar seus dois filhos para realçar a aparecia com os serviços de cortes de cabelo. “Agradeço imensamente a toda a equipe da Federação do Comércio por ter realizado esse evento e oferecer esses serviços a comunidade”, destacou.

O autônomo João Manuel também compareceu ao local, na intenção de ser beneficiado com alguns serviços gratuitos. “Fico satisfeito em saber que existem instituições como a Fecomércio-RR que trabalham com o social, principalmente em ajudar a pessoas que muitas vezes, não tem condições financeiras para custear certos tipos de serviços. Parabéns a todos pela bela iniciativa”, finalizou o autônomo.