16 de julho – Dia do empresário do comércio

O dia do comerciante, ou empresário do comércio, é comemorado anualmente no dia 16 de julho. A data foi criada por meio da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953 e faz uma homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal. Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima – Fecomércio, trabalha para assegurar as melhores condições de funcionamento para as empresas do comércio, que podem contar com a excelência do Senac na educação profissional e com a atuação do Sesc para garantir qualidade de vida aos trabalhadores do comércio.

Em Roraima, atualmente o Comércio é a segunda maior atividade econômica do Estado, e entre o setor privado é a maior, respondendo por 13% do PIB e por 25% do setor privado estadual. O comércio agrega a economia aproximadamente R$ 1,3 bilhões por ano, apesar do valor expressivo ainda é quase 4 vezes menor do que a administração pública.

Para o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “mesmo com essa diferença grande, a taxa média de crescimento anual do comércio é uma das maiores no Estado, aumentando cerca de 6,3% todos os anos, bem acima da apresentada pela Administração Pública, que no mesmo período foi de 3,5%, e maior do que a média de todas as atividades econômicas, que foi de 4,3%. Mantendo-se constante o crescimento do Comércio e das demais atividades, daqui a 5 décadas, em 2068, o Comércio se tornará a principal atividade econômica de Roraima, desbancando pela primeira vez na história a Administração Pública”, destaca o economista.