Endividamento das famílias roraimenses cresce pelo quarto mês seguido

Artigo Técnico 29/2019 de 10 de julho de 2019

Endividamento das famílias roraimenses cresce pelo quarto mês seguido

Análise feita pela Fecomério-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de junho 74% das famílias roraimenses estavam endividadas, sendo o maior resultado em 2019, ficando abaixo apenas do apresentado em julho de 2018. Em números absolutos existiam no mês de junho aproximadamente 68 mil famílias endividadas em Roraima.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Este foi o quarto aumento seguido do nível de endividamento das famílias roraimenses, esta elevação está relacionada ao crescimento de endividamentos com o cheque especial, que cresceu 2,2 pontos percentuais e cheque pré-datado (0,7 p.p.). Por outro lado, houve uma redução nas dívidas com cartão de crédito (-4 p.p.), crédito consignado (2,1 p.p.) e carnês de lojas (-2 p.p.)

O percentual de pessoas com contas em atraso aumentou pelo segundo mês seguido, atingindo índice de 39,5%, maior valor desde agosto de 2018, subindo 2 pontos percentuais em relação ao mês de maio e 0,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. No total existiam pouco mais de 36 mil famílias com contas em atraso em Roraima.

Gráfico 2 – Percentual de famílias com contas em atraso e as que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Outro indicador que também cresceu pelo segundo mês seguido foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor de 2,1%, o que representa cerca de 1,9 mil famílias.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (60,5%); carnê de lojas (28%); crédito consignado (17,1%). Essas dívidas comprometem em média 28% da renda das famílias roraimenses, e se alongam por aproximadamente 6,8 meses. Dentre aqueles que tem contas em atraso, o tempo médio que elas estão vencidas é de 50,6 dias.