Intenção de consumo das famílias permanece estável

Artigo Técnico 27/2018 de 24 de junho de 2019

Intenção de consumo das famílias permanece estável

Segundo dados Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de junho o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 101,9 pontos.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês de maio deste ano o índice permaneceu estável com pequeno aumento de apenas 0,1 ponto percentual, continuando acima do nível de indiferença (100 pontos), em relação ao mesmo período do ano passado este aumento é mais significativo, elevando-se 18,2 pontos percentuais.

Dentre os índices que compõem o ICF o que apresentou a maior variação em relação ao mês anterior foi o do momento para comprar bens duráveis, com aumento de 10,66%, apesar desse aumento significativo, esta variável permanece bem abaixo do nível de indiferença, com apenas 54 pontos.

Já o índice que apresentou a maior queda em junho foi o da perspectiva profissional, com retração de 5,13% na comparação com maio, apesar da queda esta variável continua sendo a que apresentar o maior valor dentre os índices do ICF, com 131,3 pontos, o que mostra que as famílias continuam esperançosas em relação ao seu futuro profissional.