Endividamento das famílias atinge o maior nível do ano

Artigo Técnico 26/2019 de 07 de abril de 2019

Endividamento das famílias atinge o maior nível do ano

Análise feita pela Fecomério-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de maio 72,9% das famílias roraimenses estavam endividadas, sendo o maior valor registrado desde julho de 2018.

Este foi o terceiro aumento seguido do nível de endividamento das famílias roraimenses, subindo 2,3 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. O aumento apresentado no mês de maio foi o mais expressivo desde janeiro de 2016. Apesar disso, em relação ao mesmo período do ano passado houve uma queda de 5,8 pontos percentuais. Em números absolutos existiam no mês de maio aproximadamente 69 mil famílias endividadas em Roraima.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O percentual de pessoas com contas em atraso também aumentou atingindo o maior valor em 2019, no mês passado o índice de inadimplentes alcançou o percentual de 39,2%, subindo 2 pontos percentuais em relação ao mês de abril, e encerrando assim uma séria de dois meses seguidos de queda. No total existiam cerca de 36 mil famílias com contas em atraso em Roraima.

Outro indicador que também cresceu foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor de 1,3%, o que representa pouco mais de 1,2 mil famílias.

Gráfico 2 – Percentual de famílias com contas em atraso e as que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (64,5%); carnê de lojas (30,1%); crédito consignado (19,2%). Essas dívidas comprometem em média 27,9% da renda das famílias roraimenses, e se alongam por aproximadamente 6,6 meses. Dentre aqueles que tem contas em atraso, o tempo médio que elas estão vencidas é de 51,2 dias.