FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias volta a crescer em maio

Artigo Técnico 22/2018 de 23 de maio de 2019

 

Intenção de consumo das famílias volta a crescer em maio

Segundo dados Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de maio o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 101,8 pontos.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês de abril deste ano houve um pequeno aumento de apenas 1 ponto percentual, continuando acima do nível de indiferença (100 pontos), em relação ao mesmo período do ano passado este aumento é mais significativo, elevando-se 18,2 pontos percentuais.

Dentre os índices que compõem o ICF o que apresenta o maior valor continua sendo o da perspectiva profissional, com 138,4 pontos, apesar do bom resultado este foi o índice que apresentou a maior retração mensal, com queda de 4,09%.

Outros índices que ficaram acima do nível de indiferença foram o da perspectiva de consumo com 122,8 pontos; o do emprego atual com 119,2 pontos; e a renda atual, que também registrou valor de 119,2 pontos.

Por outro lado, as famílias roraimenses continuam pessimistas em relação ao momento para comprar bens duráveis, com índice de apenas 48,8 pontos, assim como em relação ao nível atual de consumo, com índice de 78,9 pontos.

 

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

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