FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias permanece pelo terceiro mês seguido acima dos 100 pontos

Artigo Técnico 19/2018 de 26 de abril de 2019

 

Intenção de consumo das famílias permanece pelo terceiro mês seguido acima dos 100 pontos

Segundo dados Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de abril o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 100,8 pontos, permanecendo praticamente estável com uma pequena variação negativa de apenas 0,1 em relação ao mês de março.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Este foi o terceiro mês seguido que a intenção de consumo das famílias roraimenses ficou acima do nível de indiferença (100 pontos), contudo é a segunda queda mensal seguida do indicador.

Dentre os índices que compõem o ICF o que apresenta o maior valor continua sendo o da perspectiva profissional, com 144,3 pontos, o que mostra que os consumidores estão confiantes quanto ao seu futuro profissional.

Outros índices que ficaram acima do nível de indiferença foram o da perspectiva de consumo com 122,7 pontos; o do emprego atual com 115,5 pontos; e a renda atual, que também registrou valor de 115,5 pontos.

Por outro lado, as famílias roraimenses estão pessimistas em relação ao momento para comprar bens duráveis, com índice de apenas 48,3 pontos, assim como em relação ao nível atual de consumo, com índice de 76,2 pontos.

 

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

Facebook
Twitter
Email
Imprimir