Índice de consumo das famílias roraimenses se mantém estável pelo terceiro mês seguido

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de abril o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 100,8 pontos, permanecendo praticamente estável com uma pequena variação negativa de apenas 0,1 em relação ao mês de março.

Este foi o terceiro mês seguido que a intenção de consumo das famílias roraimenses ficou acima do nível de indiferença (100 pontos), contudo é a segunda queda mensal seguida do indicador. Para o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “dentre os índices que compõem o índice de consumo das famílias, o que apresenta o maior valor continua sendo o da perspectiva profissional, com 144,3 pontos, o que mostra que os consumidores estão confiantes quanto ao seu futuro profissional”.

“Outros índices que ficaram acima do nível de indiferença foram o da perspectiva de consumo com 122,7 pontos; o do emprego atual com 115,5 pontos; e a renda atual, que também registrou valor de 115,5 pontos”, destaca ainda o economista.

Por outro lado, as famílias roraimenses estão pessimistas em relação ao momento para comprar bens duráveis, com índice de apenas 48,3 pontos, assim como em relação ao nível atual de consumo, com índice de 76,2 pontos.