Turismo – Planejamento estratégico define ações para o setor em Roraima

A CNC – Confederação Nacional do Comércio e o CETURR – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Roraima se reúnem em Boa Vista para discutir ações e colocar em prática medidas que desenvolvam o setor no extremo norte do Brasil. A elaboração do planejamento estratégico para os próximos 2 anos teve a participação do 2º Vice-Presidente da Fecomércio-RR, Francisco Jorge Neto.

O treinamento mostra o papel do Conselho Nacional e do Conselho Estadual, que devem estar trabalhando em conjunto para desenvolver ações em parceria. Para a técnica da CNC, Márcia Cristina Alves, o plano de trabalho é extremamente importante. “Quando você une os empresários que pensam em conjunto o que eles podem fazer e o que eles precisam de apoio do governo, essa proposta chega de forma organizada e agiliza todo o processo. Com isso você ganha tempo, pois as ações para o turismo são sempre integradas entre empresário e os Governos. O intuito é trabalhar o turismo como a bola da vez para alavancar a economia, pois com isso ganha todo mundo”, destacou ainda a técnica da CNC.

A Fecomércio em Roraima é a 24ª a instalar o CETURR – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Roraima. Para a Presidente, Tereza Mota, “é mais um passo importante, pois estamos fazendo o primeiro planejamento estratégico com a participação de convidados: Senac, Sesc, Sebrae e empresários do setor. É um documento pra a gente se aperfeiçoar e colocar em práticas as ações que realmente vão incentivar e melhorar o turismo em Roraima a partir de hoje”

Para o empresário Hélio Zanona “apesar de Roraima ter as suas particularidades, é importante conhecer outros modelos. Vivemos um momento propício e é hora de colocar ações práticas para atrair um maior número de empresários e turistas. O que a gente precisa de mais ações planejadas para melhorar o setor no estado e prestação de serviços”

Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)

O Sistema CNC-Sesc-Senac trabalha para gerar as melhores condições para o desenvolvimento do turismo, porque acredita no setor como atividade econômica capaz de impulsionar o comércio e promover o crescimento do Brasil através da geração de empregos.

Para estimular o diálogo setorial, o estudo e o fomento do turismo, a CNC criou em 1955, o Conselho de Turismo, formado por personalidades de reconhecida competência e notório saber em turismo e hospitalidade. Sua atividade consiste em promover o relacionamento da Confederação com gestores públicos, empresários, acadêmicos e pesquisadores para discussão sobre as características e tendências da atividade turística no Brasil e no exterior, incentivando o debate e a elaboração de estudos sobre os problemas e oportunidades relativas ao setor, apontando soluções e caminhos de consenso.

Ao longo de 60 anos, os membros do Conselho, com o apoio da CNC, realizaram diversas ações para a promoção do turismo como atividade indutora do crescimento econômico e fomentaram a criação de políticas públicas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no país.

A partir de 2000, para ampliar ainda mais sua atuação na área de turismo e hospitalidade foi criada a Câmara Empresarial de Turismo (CET) e a Assessoria de Turismo e Hospitalidade (Astur) passando a CNC a ter três áreas especializadas em turismo.

Em 2014, o Conselho de Turismo da CNC foi reestruturado passando a ser nomeado Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e a integrar todas as áreas de turismo existentes na Confederação.

O Cetur é responsável pela organização e disseminação de estudos que evidenciam a importância do turismo no desenvolvimento econômico e social do país. Atua no planejamento e apoio a ações para o crescimento da atividade e na divulgação e promoção do Sistema-CNC-Sesc-Senac em eventos do setor, além de promover:

• A união de empresários e de entidades sindicais e associativas.
  • Um ambiente aberto e imparcial aos debates sobre temas que afetam o setor.
  • Atuação no fomento e formulação de propostas em prol do ordenamento do turismo nacional.