Confiança dos empresários do comércio aumenta pelo quarto mês seguido

Estudo feito pela Fecomércio-RR com base nos dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o indicador atingiu valor de 133,7 pontos no mês de março.

“Em fevereiro houve um crescendo 3% na comparação com o mês anterior, sendo esta a quarta alta seguida do índice, o que vem confirmando cada vez mais o aumento constante da confiança dos empresários do comércio de Roraima”, explica Fábio Martinez, economista da Fecomércio. “Assim como ocorreu no mês de fevereiro, a melhoria na percepção dos empresários em relação a condição atual da economia, do setor de comércio e das empresas, foi o fator determinante para o crescimento apresentado no mês de março, em média houve um crescimento de 10,7% comparando com o mês anterior, o que mostra que os empresários estão otimistas inclusive com a atual situação econômica do país”, destaca o economista.

Em relação as perspectivas futuras, os empresários continuam bastante confiantes quanto expectativas para a economia brasileira, para o setor do comércio e para a suas empresas, com índice médio de confiança de 176,8 pontos, numa escala que vai de 0 a 200 pontos.

O aumento da confiança do empresariado se reflete na intenção de aumento do quadro de funcionários e no nível de investimento nas empresas. Dos entrevistados 73,2% disseram que tem intenção de aumentar o número de funcionários, e para 58,2% haverá aumento de investimentos na empresa.

O único indicador que apresentou retração no mês de março ficando abaixo do nível de indiferença foi o que se refere a situação atual dos estoques, que para 33,5% não está adequada para o volume de vendas atual, o que fez o índice cair para 86,7 pontos.

Sobre o índice: O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra o grau de confiança dos empresariados do comércio. Este indicador varia de 0 a 200, tendo 100 como o nível de indiferença, ou seja, quando o valor do índice for superior a 100 mostra que os empresários estão otimistas, caso seja inferior mostra um pessimismo dos mesmos.

O indicador é composto por 3 índices: I) Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio; II) Índice de Expectativa do Empresário do Comércio; e III) Índice de Investimento do Empresário do Comércio.